O Curso de Criminologia

A criminologia é uma ciência interdisciplinar que se dedica ao estudo do crime, do criminoso, das vítimas, do fenómeno da desviância e do controlo social. Para a eficiência do estudo de todas estas variáveis, a Criminologia apoia-se num vasto leque de conhecimentos da Biologia, Antropologia, Psicologia, Psiquiatria, Medicina Legal, Direito, Sociologia, entre outras ciências. Assim sendo, o curso é constituído por inúmeras unidades curriculares englobadas em áreas como a Biologia (Bases Biológicas do Comportamento), Direito (Direito Penal, Direito Processual Penal, Direitos Fundamentais, Direito de Família e Menores), Psicologia (Perfis Psicológicos em Criminologia, Biopsicossociologia do Comportamento Desviante, Avaliação Psicológica e Forense, Intervenção Psicológica em Vítimas e Ofensores) entre outras, sendo que no que diz respeito aos objetivos estes vão para além de compreender o comportamento da pessoa que infringe a lei.

Esta formação superior permite, de uma maneira geral, intervir eficazmente junto de vítimas, fazer uma avaliação do risco em diversos contextos, prevenir algum tipo de criminalidade, desenvolver programas de prevenção e de reinserção dos criminosos, entre muitas outras aplicações. No nosso mui nobre instituto (ISMAI), todas as unidades curriculares têm uma percentagem igualitária de interesse sendo-lhes, por isso, atribuídos o mesmo número de créditos (cinco créditos por cada disciplina), podendo o aluno finalizar cada semestre com distinção caso adquira 30 créditos semestrais.

O curso de criminologia é apropriado para as pessoas que procuram compreender as motivações subjacentes aos comportamentos humanos, para quem tem interesse em compreender o fenómeno criminal ou para quem simplesmente queira saber mais sobre a área e se interesse por esta disciplina.

Para mais informação sobre o curso de Criminologia no ISMAI consultar
CRIMINOLOGIA-ISMAI.